segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Embaixador do Canadá, Guilhermo Rischynske anuncia que seu país quer trabalhar com o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC)

* Embaixador do Canadá, Guilhermo Rischynske anuncia que seu país quer trabalhar com o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) para ajudar a destravar a Rodada Doha.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)


* O Canadá é hoje o país onde o Brasil acumula o maior volume de investimentos diretos, cerca de US$ 15 bilhões este ano, e passou também a ser um parceiro estratégico na batalha do governo brasileiro para acabar com os subsídios agrícolas destorcidos.

(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Patente de medicamentos genéricos são quebradas pela OMC

OMC aplica quebra de patente de genéricos

Medida para facilitar importação de remédios genéricos em países pobres com problemas na saúde pública será usada pela primeira vez em Ruanda.

Fonte: OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que supervisiona um grande número de acordos sobre as "regras do comércio" entre os seus estados-membros.

(Wikepedia)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Organização Mundial de Comércio quer corte de tarifas em países emergentes

* Proposta da OMC desafia emergentes

Entidade pede corte de tarifas industriais em países como o Brasil.

(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Países poderão levar suas controvérsias a OMC, face a paralização da Rodada de Doha

* Com a paralisação da Rodada Doha, é inevitável que os países levem suas queixas ao Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), como já fizeram Brasil e Canadá, afirmou em entrevista a este jornal o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Mesmo depois de ter assumido a radical estratégia de abandonar a mesa de negociações em Postdam, na Alemanha, o chanceler se mantém otimista e ainda aposta em um consenso sobre subsídios agrícolas e acesso a mercado para produtos industriais, os dois temas que têm travado as negociações para a liberalização do comércio mundial.

"Não vou assumir a premissa que talvez esteja implícita de que vai haver um congelamento.

Tenho ainda esperança de que se possa avançar".

O ministro disse que no próximo dia 16 presidentes de vários grupos de países, coordenados pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, vão colocar ofertas sobre a mesa.

E que terá reuniões com o restante do G-4 (EUA, UE e Índia).

(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)

sexta-feira, 29 de junho de 2007

BRASIL RECLAMA DE BARREIRAS IMPOSTAS PELA CHINA E CORÉIA DO SUL

* Brasil levará reclamação contra a China e a Coréia do Sul na OMC, por barreiras à entrada de carne bovina e gelatina brasileiras, sem levar em conta critérios de regionalização.

(VALOR ECONÔMICO - SINOPSE RADIOABRÁS -