segunda-feira, 26 de março de 2012


Serra leva susto nas prévias do PSDB

25/3/2012 20:39,  Por Altamiro Borges - de São Paulo
Por Altamiro Borges
Com apenas 52% dos votos, José Serra venceu as prévias do PSDB neste domingo e será o candidato da legenda nas eleições para a prefeitura da capital paulista. O resultado confirma a divisão que reina no ninho tucano. José Aníbal obteve 31,2% dos votos e Ricardo Trípoli ficou com 16,7%. Ao final das prévias, os três falaram em unidade, mas o clima interno é de desagregação.
Apesar da sua visibilidade como ex-prefeito, ex-governador e eterno candidato do partido e dos apoios declarados do governador Geraldo Alckmin, do ex-presidente FHC e da cúpula partidária, Serra levou um susto na eleição. Quase não conseguiu a maioria absoluta dos votos, numa prévia bastante esvaziada – apenas 6.229 dos 21 mil filiados do PSDB compareceram às urnas.
A “palhaçada” da disputa interna
O secretário estadual José Aníbal e o deputado Ricardo Trípoli ficaram pendurados na brocha na briga interna. Chegaram a apelar por um debate com o grão-tucano, mas ele os rejeitou de forma humilhante. Também foram pressionados para abandonar a disputa interna, seguindo o caminho dos “flanelinhas” Andrea Matarazzo e Bruno Covas, que desistiram quandoSerra assumiu a candidatura.
Entre os filiados tucanos, muita gente protestou contra a “palhaçada” armada pelo eterno candidato, que se recusava a entrar na disputa pela prefeitura, qualificada por ele de “enterro”, e que depois rompeu as regras das prévias para impor seu nome. Vídeos circularam pela internet com desabafos contra a postura desrespeitosa e arrogante de Serra. As prévias custaram R$ 250 mil aos cofres do partido.
O balcão de negócios das alianças
Definida a candidatura, o PSDB sai agora em busca de amplas alianças para enfrentar a dificílima eleição paulistana. O governo do estado e a prefeitura paulistana já foram transformados em balcões de negócios para seduzir outras legendas. Neste caso, a mídia demotucana, que faz de tudo para implodir a base de apoio da presidenta Dilma, evita maiores comentários ou críticas.
Serra garante que desta vez, caso vença a eleição, não abandonará a prefeitura. Mas nem os dirigentes tucanos acreditam em sua palavra, segundo uma enquete. O próprio Serra já disse que a sua promessa em 2006 foi apenas um “papelzinho” sem qualquer valor. Para unir o PSDB e superar a rejeição junto ao eleitorado paulistano, o candidato oficial do PSDB terá muito trabalho.

Matérias Relacionadas:
  1. PSDB escolhe José Serra para disputar prefeitura de SP
  2. José Serra é o candidato do PSDB a prefeito de São Paulo
  3. Parabéns Serra, o eterno candidato!
  4. Para Serra, promessa é “um papelzinho”

Nenhum comentário: